Matemática financeira: noções de anuidades

Na matemática financeira também é muito importante abordar o conceito de anuidades. As anuidades representam pagamentos feitos em intervalos constantes. Concretamente, estes são todos os prazos que podem existir entre o valor atual (ou seja, o valor do dinheiro que emprestamos/investimos hoje) e o valor futuro (ou seja, o valor do dinheiro que reembolsamos/recuperamos no futuro).

Quando os juros são simples: num empréstimo com juros simples, existe apenas uma anuidade já que, como dissemos anteriormente, os juros são pagos no final da operação.

curso matematica financeira hp 12c

Quando os juros são compostos: Em um empréstimo com juros compostos, existem várias anuidades com juros não pagos que são adicionadas ao principal do empréstimo à medida que as anuidades progridem.

Para ser mais preciso, estamos falando de:

Anuidades quando o período de capitalização de juros é anual;

Pagamentos semestrais quando o período de capitalização de juros for semestral;

Pagamentos trimestrais quando o período de capitalização de juros for trimestral;

Pagamentos mensais quando o período de capitalização de juros é mensal.

A matemática financeira é difícil de entender? A resposta é NÃO, desde que os principais conceitos sejam perfeitamente compreendidos e dominados e as fórmulas sejam conhecidas de dentro para fora. Existem também certas sutilezas a serem dominadas, como a equivalência de taxas.