Principais componentes de um gerador

Os principais componentes de um gerador elétrico podem ser classificados da seguinte forma:

Motor; Alternador; Sistema de combustível; Regulador de voltagem; Sistemas de resfriamento e exaustão; Sistema de lubrificação; Carregador de bateria; Painel de controle. O motor é a fonte da energia mecânica de entrada para o gerador. O tamanho do motor é diretamente proporcional à potência máxima que o gerador pode fornecer. Existem vários fatores que você precisa ter em mente ao avaliar o motor do seu gerador. O fabricante do motor deve ser consultado para obter especificações completas de operação do motor e cronogramas de manutenção.

grupo gerador de energia

(a) Tipo de Combustível Utilizado – Os motores geradores operam com uma variedade de combustíveis, como diesel, gasolina, propano (na forma liquefeita ou gasosa) ou gás natural. Os motores menores geralmente funcionam com gasolina, enquanto os motores maiores funcionam com diesel, propano líquido, gás propano ou gás natural. Certos motores também podem operar com alimentação dupla de diesel e gás em modo de operação bicombustível.

(b) Motores com válvula suspensa (OHV) versus motores não OHV – os motores OHV diferem de outros motores porque as válvulas de admissão e escape do motor estão localizadas no cabeçote do cilindro do motor, em vez de serem montadas no bloco do motor. Os motores OHV apresentam diversas vantagens sobre outros motores, como:

  • Design compacto;
  • Mecanismo de operação mais simples;
  • Durabilidade;
  • Fácil utilização nas operações;
  • Baixo ruído durante as operações;
  • Baixos níveis de emissão.